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Nota de Esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A COONAGRO COOPERATIVA NACIONAL AGROINDUSTRIAL tomou conhecimento sobre a divulgação e veiculação de material que apresenta um suposto “estudo comparativo” entre o fertilizante 03.21.21 e o fertilizante 01.20.20, que é comercializado pela COONAGRO, concluindo pela suposta e aparente superioridade na qualidade do fertilizante 03.21.21. O material apresenta o logotipo de identificação da empresa YARA BRASIL FERTILIZANTES e foi divulgado e assinado pela Sra. Daiane Santos, que se apresenta como representante da empresa YARA.

Entretanto, o referido “estudo” não possui qualquer embasamento legal e científico, pois, foi desenvolvido sem qualquer critério metodológico, análise dos solos, fatores edafoclimáticos, sem a chancela de um pesquisador ou de qualquer instituição de pesquisa com conhecimento técnico sobre o tema, além da ausência de outros critérios necessários, o que acabou produzindo resultados e conclusões completamente irreais e inverídicas. Não bastasse isso, a comparação realizada entre os fertilizantes é totalmente infundada, na medida em que se tratam de produtos diferentes, com finalidades e usos distintos, especialmente quando se analisa o fornecimento de micronutrientes e a aplicação dos produtos em solos com características desiguais.

A divulgação deste material inconsistente traz grande preocupação para a comunidade agrícola, causando dúvida e incerteza aos produtores no momento da escolha do fertilizante a ser adquirido para uso em sua propriedade.

A COONAGRO informa que está tomando as medidas cabíveis para que referido material seja totalmente recolhido e desvinculado de quaisquer mídias, bem como para que os responsáveis pela sua elaboração e divulgação apresentem os devidos esclarecimentos e nota de retratação comunicando o equívoco na propagação deste material, sem prejuízo da apuração dos eventuais prejuízos advindos desta conduta.

Por fim, informamos que a COONAGRO rechaça e repudia qualquer tentativa de propaganda enganosa que tenha como único propósito enganar consumidores, denegrir a imagem e bom nome comercial de empresas sérias e promover a concorrência desleal.

Curitiba, 06 de maio de 2020.

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